Rua do Catete, 311, sala 1110, Catete, Largo do Machado,
Rio de Janeiro.

Cálculos de Bexiga

O cálculo de bexiga se desenvolve na bexiga quando os minerais presentes na urina se cristalizam. Os motivos para que isso aconteça podem ser vários, incluindo aumento da próstata, músculos enfraquecidos e infecções do trato urinário, entre outros. Seus sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, diminuição do jato urinário, retenção urinária intermitente, infecções do trato urinário, sangramento na urina e dor abdominal.

Cálculos de Ureter

Os cálculos de ureter são responsáveis por causar a cólica renal, que provoca dor lombar intensa de início abrupto, podendo ser acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese. Dependo do grau dos sintomas o tratamento pode ser com medicamentos ou cirúrgico.

Cálculos Renais

Os cálculos localizados nos rins, dependendo do tamanho e localização, podem provocar cólicas renais, infecção e prejuízo da função dos rins. Nessas situações, alguns tratamentos devem ser indicados, a técnica a ser escolhida vai depender do caso.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O risco aumenta, quando o paciente possui histórico familiar e tem mais de 45 anos. Por esse motivo, é essencial que todos os homens realizem regularmente os exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata) e toque retal (exame digital da próstata), principalmente a partir dos 45 anos. Durante a fase inicial, o câncer de próstata costuma ser assintomático. Quando os sintomas começam a aparecer, a doença geralmente já está em uma fase avançada. Sendo assim, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a probabilidade de cura da doença, que pode ser tratada cirurgicamente, por meio de terapia hormonal ou radioterapia, dependendo da indicação médica. Dentre as opções cirúrgicas podemos oferecer a cirurgia robótica, videolaparoscópica ou por via aberta.

Câncer de rim

Tabagismo, hipertensão arterial e obesidade são os fatores mais comumente associados ao câncer de rim. Além disso, pacientes com insuficiência renal crônica e os portadores de algumas síndromes genéticas raras estão mais propensos a desenvolver a doença. Seu tratamento pode ser realizada de forma minimamente invasiva com a retirada total ou parcial do rim com auxílio do robô, por via laparoscópica (cirurgia por vídeo) ou por via aberta.

Câncer de bexiga

O principal fator de risco é o tabagismo. O grupo mais afetado pela doença é o de homens brancos, com idade avançada. O sinal mais comum é o sangramento na urina. O tratamento pode variar desde um procedimento endoscópico à retirada total da bexiga.

Câncer de ureter

O câncer de ureter dentre os tumores urinários é considerado raro. Porém, quando ocorre, seu comportamento geralmente é agressivo. Desta forma, seu diagnóstico e tratamento precoce são importantes uma vez que sua abordagem pode variar desde procedimentos endoscópicos à remoção do rim e do ureter dependendo do tamanho do tumor.

Câncer de testículo

Esse tipo de câncer é raro, representa apenas 5% do total de casos de câncer em homens. Quando detectado precocemente, tem alto índice de cura. Por isso é importante manter as consultas de rotina em dia.

Câncer de pênis

Esse tipo de câncer é raro, e está relacionado principalmente à má higiene íntima e a infecção por HPV. Por isso, é importante ensinar desde cedo às crianças a importância da limpeza diária com água e sabão. E o uso de preservativo para os jovens e adultos sexualmente ativos.

DST

Todas as pessoas sexualmente avivas possuem o risco de ter alguma doença sexualmente transmissível, DST. A melhor forma de prevenir o contágio é através do uso de preservativo durante as relações sexuais. Corrimento uretral, verruga e úlcera genital são algumas das características visíveis nos órgãos genitais.

O corrimento uretral é a saída involuntária de secreção pela uretra, que pode estar associada à ardência ao urinar, coceira e odor desagradável. Este corrimento pode ser um sinal de uretrite. O aparecimento de verrugas, alteração da cor do sangramento, coceira e dor, pode ser sinal de HPV ou molusco contagioso. Já a úlcera genital pode estar associada à sífilis cancro mole, linfogranuloma venéreo, herpes genital e donovanose.

Aumento prostático

O aumento prostático é uma patologia caracterizada pelo aumento da próstata, glândula que fica na pelve e circunda a uretra – por isso, seu crescimento excessivo causa alterações na micção. Os principais sintomas desse crescimento são: ardência ao urinar, diminuição do jato urinário, vontade de ir ao banheiro com frequência, sensação de micção incompleta, perda involuntária de urina e necessidade de fazer força para urinar.

Rua do Catete, 311, sala 1110, Catete, Largo do Machado,
Rio de Janeiro.