Rua do Catete, 311, sala 1110, Catete, Largo do Machado,
Rio de Janeiro.

O cálculo se desenvolve na bexiga quando os minerais presentes na urina se cristalizam. Os motivos para que isso aconteça podem ser vários, incluindo aumento da próstata, músculos enfraquecidos e infecções do trato urinário, entre outros. Seus sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, diminuição do jato urinário, retenção urinária intermitente, infecções do trato urinário, sangramento na urina e dor abdominal.

O cálculo renal pode ser formado por vários motivos e apresentar diferentes composições. Seus principais sintomas são: dor lombar de forte intensidade, dilatação e infecção do sistema coletor, dores abdominais e vômito, dependendo da localização e do tamanho do cálculo.

O cálculo ureteral é aquele que se desloca do rim e obstrui o ureter em qualquer posição. Os ureteres são dois canais finos que comunicam cada rim a bexiga. Os principais sintomas dessa patologia são: dor na região anterior ao abdômen, febre, vômitos e outros sintomas gastrointestinais.

O risco de câncer de próstata aumenta quando o paciente possui histórico familiar e tem mais de 45 anos. Por esse motivo, é essencial que todos os homens realizem regularmente os exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata) e toque retal (exame digital da próstata), principalmente a partir dos 45 anos. Porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Durante a fase inicial, o câncer de próstata costuma ser assintomático. Quando os sintomas começam a aparecer, a doença já está em uma fase avançada.

A perda involuntária de urina pode ser resultado de fatores patológicos, anatômicos ou fisiológicos. A incontinência urinária pode ter causas temporárias, como gestação e uso de medicamentos, ou crônicas, como prolapso vaginal e fraqueza da musculatura pélvica. Existem cinco tipos de incontinência: de estresse, urgência, mista, por transbordamento e funcional.

Rua do Catete, 311, sala 1110, Catete, Largo do Machado,
Rio de Janeiro.